segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
ELE, O TAL - o homem que se casou com o veado
Postado por
Como tudo Começou...
às
18:14
0
comentários
terça-feira, 20 de setembro de 2011
ELE, O TAL - o homem que se casou com o veado
Postado por
Como tudo Começou...
às
09:37
1 comentários
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
MULHER NO VOLANTE, PERIGO CONSTANTE?
Mulher no Volante Perigo Constante?
Texto de Fábio Marcelo, conta a história de duas amigas (Dole e Amélia) que estão super nervosas porque estão às véspera do teste no Detran para tirar a carteira de habilitação, e num momento de desespero, elas resolvem convidar os namorados (Sandoval e Haroldo) que são motoristas profissionais para dar uma ajuda prática e teórica, mas elas deixaram de ir ao jantar com eles na noite anterior deixando-os à espera.
Vocês vão se divertir muito com as trapalhadas de Haroldo e Sandoval que dão uma desculpa e não comparecem, mas mandam duas amigas especialistas em trânsito para substituí-los (Crotilde e Cremilda), imaginem a trapalhada desses dois se passando por mulheres simplesmente para tentar saber o que as namoradas pensam deles, e o pior, ainda vão zoar com elas ensinando a dirigir..... Será que isso vai dar certo?Serviço:
NO CINE TEATRO SOLAR BOA VISTA
DIAS 11 E 12 DE AGOSTO
ÀS 20HS
R$ 6,00 INTEIRA
Postado por
Como tudo Começou...
às
12:18
0
comentários
sábado, 4 de junho de 2011
TEATRO DE RUA - Sucesso no Imbuí
O homem que Casou Com o Veado, A Mulher que Dançou Depois de Morta e Um Homem que so Comia Veado.
São os cordeis adaptados que a Cia de Teatro Solidário de Brota apresenta no Rio Vermelho (mercado dopeixe, Dinha e Cira) e no Imbuí (Quiosques), nas noites de sexta e sabados, alegrando as pessoas que estão nos bares.
Há 3 meses vamos colaborando com a alegria das pessoas, usando a força das artes cênicas com os cordeis de Cuica de Santo Amaro, desenvolvendo as cenas com muita empolgação, se tornando referencia por onde passamos. As pessoas param para assistir a encenação se divertindo e colaborando colocando moedas e notas no Chapeu. E assim, a CTSb vai captando recursos para as suas montagens.
Essas intervenções ja forneceram 2 contratos de apresentações em teatro empresa para a CTSB.
Serviço:
Cordeis de Cuica de Santo Amaro
sextas e sábdos
Mercado do Peixe às 20hs
Largo da Cira às 20:30hs
Largo da Dinha às 21hs
Quiosques do Imbuí às 21:30hs
Elenco: Maryane Ramos, Robson Raycar, Fernanda Vidal, Cleverson Paixão e Gilmar Rocha.
Direção: Fábio Marcelo
Postado por
Como tudo Começou...
às
11:20
0
comentários
quarta-feira, 13 de abril de 2011
segunda-feira, 14 de março de 2011
Mulher no Volante - Agora é no Sesi Rio Vermelho
Postado por
Como tudo Começou...
às
21:39
1 comentários
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Mulher no Volante.. de volta ao Solar Boa VIsta
Postado por
Como tudo Começou...
às
11:57
0
comentários
sábado, 29 de janeiro de 2011
MULHER NO VOLANTE no Festival de Teatro em Curitiba
Postado por
Como tudo Começou...
às
12:12
0
comentários
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Robson Raycar
Pois é pessoal. Porque tudo não é como deveria ser? Porque que no Teatro tem que ser assim? Tão doloroso, tão difícil, tão.. tão... tão... Tão angustiador?
Na horá que está tudo dando certo, vem o Sistema Capitalista, esse mizerável que quando chega é como uma avalanche que leva tudo que tiver na frente.. Leva coisas que construimos, coisas que estão lindas e dando certo, coisas que estão caminhando para o SUCESSO. Porque em?....
O chão se abriu, a Céu desapareceu, foi dificil ingerir tais palavras. Palavras que soaram como uma AVALANCHE devastadora.
Talvez Lazaro Ramos, Wagner Moura, tenha tido mais sorte, nao encontrou essa avalanche, a VIVO, a OI, ou um Supermercado para lhe tirar seu sonho, o sonho de ser ator, e quantos outros grandes atores não tiveram seus sonhos devastados pelo Sistema? Que injustiça é essa com essa profissão? E Deus? está la em cima sentado observando tudo, seja feita sua vontade. Mas, será que a vontade de Deus é fazer uma pessoa desviar de seu sonho, de suas metas, de ser Feliz... DE SER ATOR? Sinceramente, fico confuso... Orei, pedi a Deus que o trouxesse de volta, SOFRO, CHORO, ESPERO e ACREDITO.
Vocês acham estranho eu comparar MEU ATOR, Robson Raycar a Lazaro Ramos ou Wagner Moura? Então me corrijo. Na verdade eu deveria era comparar os dois a Ele... Pois garanto com toda sinceridade do mundo que talento nao falta aos três astros (Robson Raycar, Wagner Moura e Lazaro Ramos).
Estamos chateados, sofrendo e tristes por um lado pela sua saída do espetáculo que tem sua cara, que precisa muito de você, mas, por outro estamos felizes afinal você está saindo para decidir a sua vida...
Você está tendo outra oportunida portanto agarre-a e não a deixe escapar pois tudo depende de você, se esforce ao máximo pois é seu futuro que está em jogo!!
Boa sorte!!!
Estaremos orando por você!!!
Um dia poderemos te chamar novamente de Crotilde ou Sandoval. hahahahahaha
Nunca esqueça que você fará falta e pode ter certeza que nunca te esqueceremos!!!
Lembre-se, Crotilde e Sandoval foram feitos pra você, nasceram pra você.
Abração pra você!! Sentirmos muitas saudades de você nesse espetáculo.. mas nos outros você estará presente, abusando, gritando e ARRASANDO..!!!
Que Deus esteja com você hoje e sempre!!!
Seu diretor
Fábio MArcelo
Postado por
Como tudo Começou...
às
21:02
12
comentários
Fábio Marcelo - Direção de Atores
Existe certo preconceito com atores de teatro. Mais especificamente com o tipo de atuação que o teatro exige. São incontáveis às vezes em que vi alguém falar mal da atuação de algum ator de novela ou cinema usando o adjetivo “teatral”. Eu concordo plenamente que uma atuação “teatral” na maioria das vezes não cai bem no cinema ou na televisão. Mas o problema é que isso gera em muitas pessoas a errada noção de que a atuação no teatro não é tão boa quanto em outras mídias, especialmente o cinema.
Isso reflete claramente a falta de costume que a maioria da população tem em ir ao teatro. Muitos realizadores de cinema, especialmente os mais novos, têm preconceito com atores que fazem teatro e muitas vezes evitam escalar esses atores para suas produções, temendo a “atuação teatral”. O que esses realizadores deveriam saber é que o desempenho de um ator depende muito da direção deles.
Já vi atores muito bons ficarem ótimos num filme e péssimos em outro, tudo por causa da direção que lhes foi dada. Se o diretor não aponta as falhas, corta os exageros, ajuda o ator a construir aquele personagem, o resultado pode ser constrangedor. E é quase sempre o ator, que tem sua figura exposta. Por isso acredito que a omissão de um diretor quando vê que um ator pode prejudicar um filme e mais ainda, sua imagem, é um ato de sabotagem. Um ato que chega a ser antiético, como quase toda omissão.
Porque depois que o filme estiver pronto é muito fácil para o diretor apontar como problema a atuação de um ator e elenco, quando o que ele deveria saber é que metade de seu trabalho como diretor é dirigir seus atores. Essa, pelo menos, é minha opinião como diretor Teatral.
Pobre desse diretor, que não sabe o quão maravilhoso é guiar um ator até o ponto em que quer chegar. E triste desse ator que não possui um diretor em quem confiar e a quem admirar.
Por isso digo que “atuação teatral” não deve ser usado de maneira pejorativa, mas sim para designar simplesmente um estilo. Não são todos os atores que conseguem trabalhar bem em todas as mídias. E mesmo que consiga, isso não deve ser visto como algo que faz dele um “ator de verdade”. Há atores de teatro, atores de TV, atores de cinema, atores de rádio. Há alguns que atuam em mais de uma mídia. Há outros que atuam em todas. O que importa é que em cada uma delas ele tenha ciência de suas características próprias.
E principalmente, que seu diretor esteja lá para ajudá-lo.
Fábio Marcelo - Diretor Teatral DRT 3429
Postado por
Como tudo Começou...
às
20:44
0
comentários
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Mulher no Volante de Volta ao Teatro de Plataforma
Postado por
Como tudo Começou...
às
14:06
0
comentários
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
COISAS DO BRASIL - no Centro Cultural Ensaio
Postado por
Como tudo Começou...
às
19:02
0
comentários
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
JUSTIÇA..... Gabriela e Janaina..
A Cia de Teatro Solidário de Brotas, uma companhia de teatro residente do Cine Teatro Solar Boa Vista, apresentou no ultimo dia 26 o espetáculo FALA COISINHO... que é baseado na história de Zumbi dos Palmares, e que em seu enredo cenas contra a violencia, homofobia e preconceito racial e social... Ao final do espetáculo o diretor Fábio Marcelo junto com os atores do elenco mostraram um cartaz com as fotos de Janaina e Gabriela pedindo JUSTIÇA.
Ainda ao final do espetáculo por ser o dia 26 de novembro e missa de 7º Dia... o Diretor e seus atores juntamente com 350 pessoas (lotação máxima no teatro) rezaram e oraram em memoria das duas jovens...
Mesangem da Cia de Teatro Solidário de Brotas:
Jai e Gaby.. VOCÊS SÃO OS ANJOS QUE JAMAIS SE APAGARÃO EM NOSSAS MEMORIAS... Acreditamos que voces estão nesse momento ao lado de Jesus...
te amamos!! e sempre te amaremos.... e jamais deixaremos de ama-las!!!!!
saudades...
Cia de Teatro Solidário de Brotas
Fábio Marcelo
Diretor Teatral / Artista-Educador,
multiplicador do Teatro do Oprimido
DRT 3429
"Respeito muito aqueles artistas que dedicam suas vidas à arte (…), mas prefiro aqueles que dedicam sua arte à vida!"
(Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido, indicado ao Nobel da Paz de 2008)
Postado por
Como tudo Começou...
às
14:32
0
comentários
sábado, 13 de novembro de 2010
domingo, 31 de outubro de 2010
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
A Quadrilha - Temporada Centro Cultural Ensaio
Postado por
Como tudo Começou...
às
20:11
1 comentários
Mulher no Volante, Perigo Constante? - Temporada Espaço Raul Seixas
Postado por
Como tudo Começou...
às
20:09
0
comentários
ALICE NO PAÍS DOS ABSURDOS - DE VOLTA NO SOLAR
Postado por
Como tudo Começou...
às
20:07
0
comentários
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
ALICE NO PAÍS DOS ABSURDOS no Teatro Artesão da Paz
Postado por
Como tudo Começou...
às
19:38
0
comentários
segunda-feira, 26 de julho de 2010
FESTIVAL DE TEATRO AMADOR DE SALVADOR
FESTIVAL DE TEATRO AMADOR de Salvador
PREMIAÇÃO:
Melhor Espetáculo: R$ 500,00
Melhor Intérprete: R$ 300,00
Grupo Revelação: R$ 200,00
CRONOGRAMA:
20 de Julho a 10 de Agosto - Inscrições (Taxa: R$ 10,)
30 de Agosto a 04 de Setembro de 2010 - Apresentações dos Grupos Selecionados
05 de Setembro - Premiação e Apresentação do Melhor Espetáculo
Serão escolhidos 14 Grupos e outros 3 como suplentes, em caso de desistência.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
Grupos:
Relevância artística
Originalidade da encenação e da proposta
Excelência artística da obra
Sinergia do grupo no palco
Enredo
Criatividade
Melhor Interprete:
Expressão Corporal e Vocal, Emoção, criatividade, capacidade de interpretação, poder de síntese, dicção, dinâmica, senso rítmico estético e organizacional
Local: CENTRO CULTURAL ENSAIO
Av. Leovigildo Figueiras nº 58 Garcia (Campo Grande)
Inf: 71- 8873.3565/ 8811.4049
Ficha + Regulamento pelo E-mail: fabio_producao@hotmail.com
Postado por
Como tudo Começou...
às
13:02
0
comentários
quarta-feira, 30 de junho de 2010
MUlher no Volante, Perigo Constante? de Volta no Solar 03 e 04 de julho
Postado por
Como tudo Começou...
às
19:01
0
comentários
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Em temporada no Cine Teatro Solar Boa Vista
Postado por
Como tudo Começou...
às
07:28
0
comentários
sábado, 10 de abril de 2010
MOSTRA BAHIA DE TEATRO DO OPRIMIDO
Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto – Encontros e Práticas no Pelourinho - 20 de abril - GRÁTIS
Dia 20 de abril, às 18h, no Teatro SESC SENAC Pelourinho, em Salvador, venha PARTICIPAR da Mostra Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto - Encontros e Práticas no Pelourinho, junto com multiplicadores e praticantes do método criado pelo teatrólogo Augusto Boal, através das peças de Teatro-Fórum: SOS HOSPITAL, da Companhia de Teatro Solidário de Brotas e MULHER, ALVO DE VIOLÊNCIA, do Grupo Juventude Guerrilheira Contra Opressão, do Assentamento Aliança – Boa Vista do Tupim. No Teatro-Fórum a platéia é convidada a PARTICIPAR, entrando em cena para substituir o protagonista para mostrar alternativas aos problemas encenados. Nas peças os atores encenam episódios da vida real de pessoas e suas relações de conflito com a sociedade.
Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto - Encontros e Práticas no Pelourinho
Local: Teatro SESC SENAC Pelourinho
Largo do Pelourinho n° 19 – tel. (71) 3324-4520
Dia 20 de abril
Horário: 18 às 22 horas
Classificação indicativa: LIVRE
Postado por
Como tudo Começou...
às
05:15
0
comentários
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Estreia de Mulher no Volante, Perigo Constante! Outra do Lado, Perigo Dobrado?
O novo espetáculo da CTSB estreiou no dia 24 de marçop de 2010 às 20hs no Cine Teatro Solar Boa Vista, com uma boa presença de público, que prestigiou e deu muitas gargalhadas com o espetáculo.
"...Eu juro que eperava uma coisa de qualidade, mas nao pensei que fosse superar minhas espectativas, muito bom o espetáculo, vocês vão fazer muito sucesso, a Bahia, aliais o Brasil tem que ver vocês precisam levar essa peça para outros teatros..." disse o professor de Desenho Paulo Nunes.
Uma coisa é certa, o público que estava la presente saiu super feliz e repetindo um dos bordões do espetáculo "me dá um chiclete", que o personagem Cremilda interpretada pelo ator Gabriel Bispo fala durante a peça e ainda coloca toda a plateia para repetir e ainda tem coreografia...
"... adorei o espetáculo, quando vocês vão apresentar novamente? Não esqueçam de avisar..." frisou Érique.
O espetáculo volta em cartaz no Cine Teatro Solar Boa Vista no mês de maio/2010, provvelmente aos sábados e domingos às 20hs, e apartir de julho de 2010 a proposta do grupo é levar o espetáculo à outros teatros de Salvador e região metropolitana.
Postado por
Como tudo Começou...
às
20:24
0
comentários
domingo, 28 de março de 2010
GANHAMOS O 1º FESTIVAL DE TEATRO EM 5 MINUTOS DA BAHIA
No ultimo dia 27/03/2010 o ator Robson Raycar e a atriz Mary Ramos, representaram a Cia de TEatro Solidário de Brotas apresentando a cena Amélia (texto e direção de Fábio Marcelo), no 1º Festival de Teatro em 5 Minutos da Bahia, onde conquistaram o 1º lugar.
"Eu não acreditei, inha alegria foi tanta que soltei um grito que saiu de dentro sem nem mesmo eu perceber" disse a atriz vencedora Mary Ramos.
Me belisquem pra ver se é verdade, eu preciso ligar pra minha mãe, ela precisa saber disso, é nós galera, o trofeu é nosso" frisou Robson Raycar.
Além do trofeu e alguns prêmios, o grupo ainda ganhou R$ 500,00 em oficinas que serão ministradas pela Cia de Teatro FAz o Riso ka ka ka, alem de 1 ano de ensaios e pautas na Biblioteca Monteiro Lobato.
Após o encerramento do festval, os integrantes da CTSB foram comemorar na Churrascaria Candeal com direito a assedio dos fãs e dedicatória de musicas e, ainda com direito a solicitação de apresentação dos fãs presentes na churrascaria.
Para Fábio Marcelo, líder do grupo, a felicidade dos jovens atores é sua felicidade, pois essa é uma conquista coletiva. "calma pessoal, isso ainda é muito pouco para o talento de vocês, nossa hora ta chegando, a bahia, o brasil aliais o mundo precisa conheer a Cia de Teatro Solidário de Brotas, e aos poucos estamos conquistando nosso espaço, mas nao esqueçam, sempre com humildade, profissionalismo e responsabilidade, estamos todos de parabens, essa foi uma conquista coletiva" disse Fábio Marcelo.
Postado por
Como tudo Começou...
às
01:33
3
comentários
sexta-feira, 12 de março de 2010
O Solar Volta Pra Nós!!!!
14/03 (domingo)
10h – Lavagem do SOLAR (Gratuito)
15 a 18/03 (segunda a quinta-feira)
SOLAR Invade: atividades de grupos do Ponto de Cultura pelo bairro do Engenho Velho de Brotas (Gratuito)
19/03 (sexta-feira)
19h – Cerimônia de Reabertura do SOLAR (Gratuito)
20 e 21/03 (sábado e domingo)
Mostra do Ponto de Cultura do SOLAR (Gratuito)
22/03 (segunda-feira)
19h – Circuito Popular de Cinema e Vídeo
Curtas-Metragens “Piruetas, “Meninos” e “Retratos” (Direção: Paula Gomes, Haroldo Borges e Ernesto Molinero) (Gratuito)
23/03 (terça-feira)
19h – Papo SOLAR Tema: Espaços Culturais e Gestão Participativa (Gratuito)
Marco do Teatro e do Circo
24/03 (quarta-feira)
16h – A trilha circense: Contos Africanos (Gratuito)
20h – Mulher no volante, perigo constante. Outra do lado, perigo dobrado? (R$6 e R$3)
25/03 (quinta-feira)
16h – A trilha circense: Contos Africanos (Gratuito)
20h – As diversas faces de um ator (R$6 e R$3)
26/03 (sexta-feira)
16h – Absoluta (R$6 e R$3)
27/03 (sábado)
16h – A hora do Conto (R$6 e R$3)
20h – Bevabbè (R$6 e R$3)
28/03 (domingo)
16h – Larissa e seus amigos mágicos (R$6 e R$3)
20h – Peter Punk (R$6 e R$3)
29/03 (segunda-feira)
19h – Circuito Popular de Cinema e Vídeo (Gratuito)
30/03 (terça-feira)
19h – Papo SOLAR Tema: Cultura de Paz (Gratuito)
31/03 (quarta-feira)
20h – Fulanas Cia de Circo (R$6 e R$3)
SOLAR ABRIL pra Dança março 2, 2010
Cessão especial de Pauta – Mês da DançaO Cine Teatro Solar Boa Vista irá disponibilizar pautas para espetáculos de dança, às quarta e quintas do mês de Abril, dentro das comemorações do Mês da Dança. Os interessados devem preencher o Formulário de Pedido de Pauta e encaminhar para o Cine Teatro Solar Boa Vista junto com fotos e/ou vídeos.
Serão disponibilizadas 01 a 02 pautas para cada espetáculo e os ingressos, não deverão ultrapassar o valor de R$ 10,00 (dez reais) a inteira e prevendo meia-entrada, conforme legislação específica. A receita arrecadada será revertida para o proponente, deduzidos os devidos impostos, conforme lei vigente.
Cine Teatro Solar Boa VistaEnd.: Praça Marques de Abrantes, s/n°, Parque Solar Boa Vista – Engenho Velho de Brotas
Postado por
Como tudo Começou...
às
19:51
0
comentários
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Resultado da Oficina de Verão no Ponto de Cultura Cine Teatro Solar Boa Vista (TEATRO DO OPRIMIDO)
O espetáculo de Teatro Forúm (TF) "Porque tem que ser assim?" foi criado na oficina de Teatro do Oprimido que aconteceu no mês de Fevereiro sendo uma das oficinas de verão no Ponto de Cultura Cine Teatro Solar Boa Vista, e foi ministrada pelos multiplicadores do Teatro do Oprimido e membros da Cia de Teatro Solidário de Brotas Fábio Marcelo e Robson Raycar.
A oficina teve 34 inscritos terminando com 26 participantes, todos atuantes no espetáculo de TF que foi apresentado no Palco do Foyer do Cine Teatro Solar Boa Vista no dia 09/02/2010 às 20hs, com a presença de muitos espec'atores.
O tema do Espetáculo apresentado abordou a história de uma jovem professora (Jessica) que veio do interior para morar na casa da mãe (Ivete Leitão) na periferia de Salvador, e começou a faze um trabalho de alfabetização na "favela", oportunidade em que duas assistentes sociais são abordadas pelos traficantes que comandam a área e passam o maior medo de suas vidas, a professora e a mãe observam o acontecido, e, solidariamente tentam socorrer as duas assistentes, os traficantes não ficam nem um pouco contente com a atitude das duas e da um ultimato, dizendo que elas não podem desfazer do comando da área, a Mãe fica desesperada e oprime a filha dizendo que ela nao vai mais dar aulas as crianças da comunidade, e a filha fica triste, em saber que não vai mais ajudar as crianças do bairro e que elas correm um risco imenso de seguir no mundo do tráfico.
A encenação foi montada apartir de uma história real contada por um dos participantes da oficina, provocou um debate entre a plateia e o multiplicador Fábio Marcelo, e as intervenções foram marcantes e a plateia foi para casa bastante satisfeita e feliz por poder expor sua opnião participando literalmente do problema mostrado.
O evento ainda teve a participação musical de membros do Grupo de Canto Coral Vozes do Engenho.
Postado por
Como tudo Começou...
às
19:44
0
comentários
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
AUGUSTO BOAL (16/03/1932 - 02/05/2009)
Já vai fazer 01 ano, que Augusto Boal, aos 78 anos nos deixou, ainda fico pensando nas perguntas que eu queria fazer-lhe quando estive com ele, me pergunto: será que prestei direito a atenção em suas palavras? Ahhhhh!!! Meu Deusssss!!!! Eu deveria ter aproveitado cada minuto, mas eu me lembro que aproveitei... Mas, não deveria ter aproveitado um pouquinho mais? Ora, o que é isso? Eu estava lá, dia 16 de março de 2009 na Praia do Arpoador, na casa dele, dele mesmo Boal, cantamos, sentamos na sala com ele, ouvimo-lo falar, ainda não acredito.... Vou olhar o vídeo para relembrar. Vixe, foi mesmo, era ele, eu cantei e chorei, estava ao lado dele, Sabe gente Boal é daqueles caras que fizeram a diferença. Ousado e competente, Boal possui uma trajetória inigualável dentro da dramaturgia mundial. Pessoa de um caráter fora-de-série. Deixo aqui registrados dois momentos de sua intensa vida:
1. "Augusto Boal, nobre vereador na augusta Câmara do Rio de Janeiro, ficou indignado quando a maioria da casa aprovou uma lei isentando companhias privadas do pagamento de impostos devidos. Pediu a palavra e bradou da tribuna: "Vossas Excelências que votaram essa indignidade são todos ladrões, ou são burros!". Em seguida, alguns vereadores foram ao microfone protestar. Um deles, muito tranquilo disse: "Sua Excelência, o nobre vereador Augusto Boal, exagerou. Ele disse que aqueles que votaram a favor da isenção são todos ladrões ou são burros. Sua Excelência sabe muito bem que aqui ninguém é burro!". Logo a seguir abandonou a política, para nunca mais voltar. E continuou fazendo o que mais gostava e sabia fazer, teatro. Isso está no livrinho "Aqui ninguém ninguém é burro - Graças e desgraças da vida carioca", lançados com seus discursos na tribuna.
2. Homenageado pela UNESCO viu recentemente o trabalho que realiza desde os anos 1960 ser mundialmente aplaudido. Em entrevista para Carta Capital, talvez uma das últimas, desferiu: "Hoje, todas as formas de expressão e comunicação estão nas mãos dos opressores. O que a televisão oferece é um crime estético. E ainda acham estranho que alguém sai matando quinze pessoas de uma vez. O cérebro das pessoas está impregando dessas imagens. As rádios também repetem o mesmo som o tempo todo. Sem falar no tecno, que desregula até marcapasso, e é pior do que ouvir gente quebrando tijolo
No meu ateísmo convicto me pergunto... Por que morrem os que devem ficar e ficam aqueles que nem deveriam nascer?
Postado por
Como tudo Começou...
às
11:32
9
comentários
sábado, 9 de janeiro de 2010
MOMENTO Do RISO - Bar Saideira
O mais novo projeto da Cia de Teatro Solidário de Brotas, idealizado por Robson Raycar, Gabriel Bispo e Maryane Ramos, todas as sextas no Bar Saideira no Engenho Velho de Brotas os três atores da CTSB animam os clientes do bar com esquetes de comédias, onde a interação com o público é frequente.
Com intervalos de 20 minutos os atores caracterizam diferentes e apresentam as esquetes, puxando muito riso e alegria das pessoas presentes, sem falar no cardápio de cenas que é entregue as pessoas que escolhem qual cena quer assistir.
A estreia no dia 08/01/2010 foi o maior sucesso, que os atores foram praticamente obrigados a improvisar cenas para prolongar as apresentações, porém, a aceitação do público foi flagrante alguns disseram que nao vão mais perder as sextas do riso no Saideira.
"Esses atores são excelentes, eu nunca rir tanto em minha vida, semana que vem eu vou trazer toda minha família pra beber e rir no Bar Saideira..." disse Dethe.
"Rapaz que é isso, eu nunca pensei que uma coisa dessas fosse acontecer, adorei a ideia, e esses atores são excelentes, semana que vem estou de volta" frisou Mary Thiago.
Então todas as sextas-feiras apartir das 20hs você nao pode perder o Momento Do Riso do Bar Saideira no Eng Velho de Brotas....
Postado por
Como tudo Começou...
às
11:27
1 comentários
SerTãoMar
Devido ao Grande sucesso das duas tamporadas do "SerTão Mar"
Fomos convidados a participar do Vila Verão com Duas apresentações.
Espetaculo cenico Musical
SerTão Mar
Dias 16 (sabado) e 17 (domingo) as 20hs
Teatro Vila Velha
Ingressos: 10 inteira e 5 meia
Postado por
Como tudo Começou...
às
11:25
0
comentários
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Alice no País dos Absurdos no Teatro Acbeu
A Cia de Teatro Solidário de Brotas foi convidada pela APAE para apresentar o espetáculo Alice no País dos Absurdos no Teatro Acbeu que estava completamente lotado.
Postado por
Como tudo Começou...
às
20:08
0
comentários
Fábio Marcelo / Oficina de Teatro Projeto Adolescente Aprendiz
Fábio Marcelo com o auxilio dos multiplicadores Gabriel Bispo, Fernanda Vidal, Mary Ramos e Robson Raycar, ministra oficina para o projeto Adolescente Aprendiz, montando dois espetáculos (O Aquecimento Globol e A Consciência de Sarinha), mais uma ação da Cia de Teatro Solidário de Brotas que promove oficinas em várias escolas e Ongs em Salvador, levando a cultura e a arte para as pessoas.
O Projeto Adolescente Aprendiz conta com um grupo de profissionais voluntários, composto por: Assistente Social, Advogados, Pedagogo, Publicitário, Administradoras, Filósofo, Teólogo, Psicóloga e corpo técnico. Esta equipe seleciona, avalia, forma, insere, monitora e acompanha, no mundo do trabalho, adolescentes apresentados pelas Instituições que integram o mesmo Projeto.
Profissionais da área de relacionamento visitam as empresas e buscam sensibilizá-las para a responsabilidade social, bem como para o cumprimento da Lei do Aprendizado. Alèm disso a área de marketing busca divulgar o Projeto e captar novas vagas para adolescentes aprendizes.
Todo esse trabalho é possível graças à orientação e apoio eficaz do Ministério do Trabalho, Delegacia Regional do Trabalho, Juizado da Criança e do Adolescente, Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente, bem como das parcerias continuamente celebradas com empresas e Instituições afins.
Postado por
Como tudo Começou...
às
19:58
0
comentários
Alice No País dos Absurdos Na Escola Edson de Souza Carneiro (São Caetano)
No dia 20 de novembro a Cia de Teatro Solidário de Brotas, apresentou o espetáculo Alice No Páis dos Absurdos na Escola Edson de Souza Carneiro no bairro do São Caetano.
O espetáculo fi aplaudido de pé pelos alunos e professores que solicitaram a apresentação nos outros turnos para que todos os alunos pudessem assistir.
A cobiça na atriz Mary Ramos foi imensa, bem como no em Robson Raycar que é o professor de teatro da escola.
o espetáculo foi assistido por mais de 300 alunos do turno vespertino.
Postado por
Como tudo Começou...
às
19:49
0
comentários
Robson Raycar / resultado da Oficina de Teatro Na Escola Edson de Souza Carneiro (São Caetano)
No dia 20 de novembro dia nacional da consciencia negra, os alunos de Robson Raycar apresentaram o espetáculo SOS Preconceito na Escola Edson de Souza Carneiro no São Caetano.
Essa é mais uma ação da Cia de Teatro Solidário de Brotas através do Arte-Educador, Diretor, Multiplicador de Teatro do Oprimido e Ator, Robson Raycar, que mininstra oficina de teatro em escolas estaduais da cidade do Salvador através do programa Mais Educação da Secretaria de Educação Estadual.
O espetáculo SOS Preconceito como autores Fábio Marcelo e Robson Raycar, que conta a história de estudantes que estão terminando um trabalho de escola sobre o consciencia negra e que passam por situações complicadas para terminar o trabalho.
O espetáculo foi bastante elogiado pelos alunos e professores que assistiram, ratificando o talento do diretor Robson Raycar e seus alunos.
Postado por
Como tudo Começou...
às
19:35
2
comentários
domingo, 15 de novembro de 2009
1° Festival de Teatro de Brotas
Estes disputarão premiações para:
1. Melhor Espetáculo ---------------------- R$ 500,00 + troféu
2. Melhor Diretor ---------------------------- R$ 200,00 + troféu e Certificado
3. Melhor Ator -------------------------------- R$ 200,00 + troféu e Certificado
4. Melhor Atriz -------------------------------- R$ 200,00 + troféu e Certificado
5. Revelação ---------------------------------- R$ 150,00 + troféu e Certificado
6. Melhor Concepção visual --------------- R$ 150,00 + troféu
Postado por
Como tudo Começou...
às
19:11
1 comentários
sábado, 14 de novembro de 2009
Um pouco Sobre o Surgimento do Teatro
O teatro originou-se no momento em que um ser humano imitou outro. Na história, esse é um momento difícil de precisar. De maneira geral, o ser humano não aprende a andar, falar, comportar-se imitando outros seres? Se o teatro é a arte de imitar, podemos concluir que é praticamente impossível saber em que momento e onde ele surgiu, pois sua história se confunde com a história da humanidade.
Desde as sociedades primitivas, até mesmo pré-históricas, os homens realizavam rituais e práticas religiosas que continham elementos teatrais: representação, dança e música. Como a maioria dos povos primitivos não tinha escrita, sabemos poucos detalhes sobre essas formas embrionárias de teatro.
As informações escritas mais completas e detalhadas que chegaram até nós referem-se às encenações teatrais da Grécia antiga.
Na Grécia, as primeiras manifestações teatrais mais parecidas com o nosso teatro atual datam do século VII a.C.
O deus do vinho na mitologia grega era Dionisio (chamado de Baco pelos romanos) e os gregos organizavam rituais religiosos para honrar esse deus. Esses rituais eram comandados por um coro cujos componentes usavam máscara representando animais, declamavam, cantavam e dançavam. Ainda não havia atores, como hoje.
Com a importância desses rituais na vida dos gregos, foi criado um local especial para sua realização. Edificação em encosta escavada, coberta por fileiras de arquibancadas semicirculares voltadas para um espaço circular no qual ficava o altar e se apresentava o coro. Esse local recebeu o nome de teatro, termo que com o tempo acabou designando as representações que aí ocorriam.
Segundo a mitologia, Dionisio foi quem ensinou aos homens o cultivo da vinha. Logo depois, um bode derrubou as parreiras e foi castigado com a morte. Os homens arrancaram a pele do animal e sobre ela começaram a cantar e beber até caírem desmaiados. Os mais fortes, que conseguiram dançar e cantar até o raiar do dia, foram premiados com a carne do bode e a sua pele embebida em vinho.
Nos rituais do deus Dionisio, procurava-se reproduzir o mito. O coro, cantando em procissão, dirigia-se ao local do culto. No altar, o sacerdote preparava a cerimônia: um bode era oferecido em sacrifício. Conta-se que certa vez, no século VI a. C., um integrante do coro, de nome Téspis fortemente imbuído do espírito do ritual, saiu do coro e afirmou ser Dionisio. Estava criada a função de ator.
Drama
Nessa época, surge o texto dramático, isto é, o texto criado para teatro (a palavra drama, em grego, significa ação).
Tragédias
Inicialmente, surgem as tragédias (a palavra tragédia, em grego, relaciona-se a bode, animal sacrificado no ritual). No primeiro cortejo em homenagem a Dionisio, eram entoados cantos com partes alegres e tristes, que narravam os aspectos mais felizes e os mais dolorosos de sua vida. Com o tempo, esse canto originou a tragédia.
Comédias
Quase um século depois, são criadas as comédias (o termo surge da fusão entre as palavras comos, que significa desfile, cortejo, e odè, que significa canto). Durante as festas de Dionisio, eram realizados desfiles ao som de hinos. Aos hinos, acrescentavam-se zombarias dirigidas aos espectadores. Assim, esse elemento do ritual deu origem à representação alegre e zombeteira que caracteriza a comédia.
Nas tragédias e comédias gregas havia o coro e os atores. O coro representava a sociedade e dialogava com os atores. Os atores, sempre homens, usavam máscaras de rostos humanos e rico figurino. A máscara era conhecida pelo nome de persona (em latim, sona deriva do verbo soar e per significa através de; persona é a voz que soa através da máscara).
Com o tempo, as máscaras se tornaram o símbolo das representações teatrais: a máscara triste representa a tragédia. Observe os cartazes de peças teatrais, seções sobre teatro em jornais e revistas: freqüentemente aí aparecem essas máscaras, para que haja associação imediata entre o conteúdo da informação e o teatro.
O primeiro grande escritor de tragédias de quem se conservam textos é Ésquilo (525 a. C. – 456 a. C.), autor de Prometeu Acorrentado, entre outras peças. Dois outros principais dramaturgos da época são Sófocles (496 a.C. – 406 a. C.), que escreveu Édipo Rei entre outras obras primas e Eurípides (484 a.C. – 406 a.C.), autor de Medéia e Electra entre outros. Essas antigas tragédias gregas, encenadas até hoje, foram a base do teatro ocidental. Eram produções que se assemelhavam mais a uma ópera do que a um drama dos tempos atuais.
As mais antigas comédias que nos sobraram são de Aristófanes (445 a.C. – 386 a.C.). Um pouco depois surge a comédia de costumes, criada a partir de fatos do cotidiano. O principal autor desse gênero é Menandro (342 a.C. – 292 a.C.).
Postado por
Como tudo Começou...
às
03:09
0
comentários
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Mulher no Volante, Perigo Constante, Outra do Lado Perigo Dobrado?
Na rua e na praça vamos fazendo graça, pular, cantar, dançar nessa festa popular
Nós somos artista e vamos nos libertar, vivemos a liberdade de poder gritar:
Mary Ramos - "EU SOU CTSB"
Fernanda Vidal - "EU SOU CTSB"
Robson Raycar - "EU SOU CTSB"
Fábio Marcelo - "EU SOU CTSB"
Postado por
Como tudo Começou...
às
18:54
4
comentários
BREVE......
Mulher no Volente, Perigo Constante
Outra do Lado, Perigo Dobrado
Com texto e direção de Fábio Marcelo, esse espetáculo promete tirar muitas risadas do público masculino, mas das mulheres Fábio Marcelo garante que além do sorriso, vai conseguir também um gosto de vingança, já que idealizou o texto através desse provérbio muito falado entre os homens, uma frase que causa revolta e desprezo nas mulheres.
Mulher no Volante Perigo Constante, Outra do Lado Perigo Dobrado, conta a história de duas amigas (Dole e Amélia) que estão super nervosas porque estão às véspera do teste no Detran para tirar a carteira de habilitação, e num momento de desespero, elas resolvem convidar os namorados (Sandoval e Haroldo) que são motoristas profissionais para dar uma ajuda prática e teórica, mas elas deixaram de ir ao jantar com eles na noite anterior deixando-os à espera.
Vocês vão se divertir muito com as trapalhadas de Haroldo e Sandoval que dão uma desculpa e não comparecem, mas mandam duas amigas especialistas em trânsito para substituí-los (Crotilde e Cremilda), imaginem a trapalhada desses dois se passando por mulheres simplesmente para tentar saber o que as namoradas pensam deles, e o pior, ainda vão zoar com elas ensinando a dirigir..... Será que isso vai dar certo?
Esperem...
Elenco formado por: Mary Ramos, Fernanda Vidal, Robson Raycar e Gabriel Bispo....
Estreia em dezembro de 2009......
Postado por
Como tudo Começou...
às
11:43
2
comentários





















