Mais do que entreter, o artista tem papel fundamental na sociedade, pois é através dele que se é capaz de exorcizar todos os fantasmas da vida comum. Seja lá através da música, do teatro, ou do cinema, são as histórias contadas e cantadas pelos artistas, que refletem toda uma sociedade.
É através da arte que muitas pessoas conseguem mudar os rumos de suas vidas, ou olharem a vida sobre um outro prisma, vide as oficinas culturais em comunidades carentes e as aulas de teatro frequentadas pelo cidadão comum.
Quem pensa em ser artista, deve pensar e ter a consciência de que seu papel na sociedade é bem maior do que aquele que ele representa em cima de um palco. Na maioria das vezes, o artista acaba sendo o "norte" de muita gente.
É claro que os problemas do mundo não podem e nem serão resolvidos pelo artista e sua arte, mas com certeza é através do artista que se retratam os problemas, mostram-se as tiranias, a violência da sociedade, bem com as "neuras", ambições, tristezas e alegrias dos seres humanos.
Mesmo que a sociedade não veja o artista deste jeito, e ache sempre o seu trabalho de menor importância, a função do artista estará presente ali, na vida de cada um, influenciando de uma forma ou de outra, mesmo que essa sociedade não queira adimitir a importância que o artista tem na vida de cada um.
Por isso, quando lhe perguntarem porque você quer ser ou é um artista, responda-lhe que faz isso não só para exercitar o seu talento, ou massagear o seu ego, diga-lhe que você, enquanto cidadão, faz da arte e através dela, um instrumento de auxílio para uma sociedade melhor, mesmo que esta sociedade não saiba disso.
Triste é a sociedade onde a cultura não é enxergada como um instrumento de crescimento, não apenas cultural e intelectual, mas também como um instrumento de engrandecimento do ser humano.
Um comentário:
Muito bonito isso ai que você escreveu cara acho que foi de precisão ao amor que sentimos ao fazer arte...
Parabéns,
Por isso que eu ROBSON RAYCAR tenho orgulho de dizer que sou Solidário de Brotas...
Abraços a TODA "Cia".
Postar um comentário