sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

AUGUSTO BOAL (16/03/1932 - 02/05/2009)

Já vai fazer 01 ano, que Augusto Boal, aos 78 anos nos deixou, ainda fico pensando nas perguntas que eu queria fazer-lhe quando estive com ele, me pergunto: será que prestei direito a atenção em suas palavras? Ahhhhh!!! Meu Deusssss!!!! Eu deveria ter aproveitado cada minuto, mas eu me lembro que aproveitei... Mas, não deveria ter aproveitado um pouquinho mais? Ora, o que é isso? Eu estava lá, dia 16 de março de 2009 na Praia do Arpoador, na casa dele, dele mesmo Boal, cantamos, sentamos na sala com ele, ouvimo-lo falar, ainda não acredito.... Vou olhar o vídeo para relembrar. Vixe, foi mesmo, era ele, eu cantei e chorei, estava ao lado dele, Sabe gente Boal é daqueles caras que fizeram a diferença. Ousado e competente, Boal possui uma trajetória inigualável dentro da dramaturgia mundial. Pessoa de um caráter fora-de-série. Deixo aqui registrados dois momentos de sua intensa vida:

1. "Augusto Boal, nobre vereador na augusta Câmara do Rio de Janeiro, ficou indignado quando a maioria da casa aprovou uma lei isentando companhias privadas do pagamento de impostos devidos. Pediu a palavra e bradou da tribuna: "Vossas Excelências que votaram essa indignidade são todos ladrões, ou são burros!". Em seguida, alguns vereadores foram ao microfone protestar. Um deles, muito tranquilo disse: "Sua Excelência, o nobre vereador Augusto Boal, exagerou. Ele disse que aqueles que votaram a favor da isenção são todos ladrões ou são burros. Sua Excelência sabe muito bem que aqui ninguém é burro!". Logo a seguir abandonou a política, para nunca mais voltar. E continuou fazendo o que mais gostava e sabia fazer, teatro. Isso está no livrinho "Aqui ninguém ninguém é burro - Graças e desgraças da vida carioca", lançados com seus discursos na tribuna.

2. Homenageado pela UNESCO viu recentemente o trabalho que realiza desde os anos 1960 ser mundialmente aplaudido. Em entrevista para Carta Capital, talvez uma das últimas, desferiu: "Hoje, todas as formas de expressão e comunicação estão nas mãos dos opressores. O que a televisão oferece é um crime estético. E ainda acham estranho que alguém sai matando quinze pessoas de uma vez. O cérebro das pessoas está impregando dessas imagens. As rádios também repetem o mesmo som o tempo todo. Sem falar no tecno, que desregula até marcapasso, e é pior do que ouvir gente quebrando tijolo em construção. Os programas populares da televisão são um massacre, impedem que as pessoas percebam o que está dentro delas. Elas apenas consomem o que lhes é imposto. (...) Cidadão não é aquele que vive em sociedade, cidadão é aquele que transforma". Num mundo praticamente massificado com o seu lado ruim, pessoas como Boal eram imprescindíveis. Fazem uma falta danada, pois as peças de reposição praticamente deixam a desejar (e de existir).

No meu ateísmo convicto me pergunto... Por que morrem os que devem ficar e ficam aqueles que nem deveriam nascer?



Fábio Marcelo




9 comentários:

Mi Cerqueira disse...

Nossa, Boal era um gênio.
Imagine como foi pra você estar lá ao lado dele e ter apoveitado cada segundo para aprender mais com o o mestre Boal.


Beijos!

Unknown disse...

Sem sombras de duvidas, essa pessoa extraordinaria que foi Augusto Boal, faz uma falta danada, e olhe que eu nem pude conhecer-lo, só apos a sua morte soube dos seus feitos, que foram de grande valia para o nosso mundo. Ele foi um dos principais nomes do nosso país, criando e inovando tecnicas, que, com certeza mudou muito a maneira de pensar de cada um. Que tudo o que ele deixou para todos nós amantes do Teatro seja aproveitado ate a ultima gota.

Unknown disse...

Aproveite cada momento dessa fase da sua vida , espero que cada dia que passe vc possa se aperfeiçoar mais.

Rayane Thaís disse...

Bom oportunidades relamente são unicas!! Muitas pessoas dariam tudo pra estar em seu lugar, enclusive eu.(risos)
Ele realmente foi um verdadeiro amante do teatro e com suas palavras e fassanhas conseguiu mudar o modo de pensar de muitas pessoas.. Que papai do seu o guarde em um bom lugar, poís sua missão de ensinar a muitos a verdadeira arte do teatro já acabou, ou melhor acabou não, por que mesmo não estando entre nós ainda estara no pensamentos de muitos com todos os seu apreedisados. Salve, salve Algusto Bual.

Maryane Ramos disse...

[B]Saudade é um sentimento profundo,
que deixa a pessoa pensar,
pensar em alguém que está distante,
e não quer sua ausência quando voltar.
Saudade, é mais que um
sonho a se imaginar,
é algo profundo que,
em meu coração há de apertar.
Saudade é tudo isto e muito mais
que agora eu não consigo me lembrar,
pois sinto muita Saudades...
SAUDADE ETERNA...
AUGUSTO BUAL mais que uma artista...

Luan Gomes Ator disse...

Marcelo!! Meu querido e um dos meus mestres, fiquei muito orgulhoso de seu discurso e sentimento, o corpo ou matéria como queira, se foi, mais sua experiência e seus discípulos ficam e você é um deles concerteza ...
Multiplique cada vez mais essa metodologia....
Gomes...

Robson Raycar disse...

Nossa nem sei o que dizer do que li, até por que sou amante da tecnica e de Boal tbm mais fico muito feliz.
Você foi privilegiado em esta na presença dele, converçando com ele e tranzendo um pouco dele para nós. A emoção é tamanha em conhecer Boal em livros imagina vc que teve essa oportunidade de conhece-lo pessoalmente se sinta iluminado primeiro por Deus e segundo pelo nosso mestre Boal que nos deixou um presente enquanto estava entre nós que é a técnica de TO. Boal nesse momento esta muito feliz onde ele estiver com a nossa luta para espandir cada vez mais a técnica que ele teve a felicidade de criar.
E lhe digo mais onde ele esta nesse momento esta rezando por nós.

Palavras para denominar Boal:
Gênio
Iluminado
Especial
Semi-Deus
e além de tudo essas palavras Humano...

VIVA BOAL E O TEATRO DO OPRIMIDO.

BOAL ONDE VOCÊ ESTIVER NÃO SE ESQUEÇA DE NÓS.

Robson Raycar

Misschele disse...

Você teve a experiência, honra e sorte que muitos queriam...por mais curto que pudesse esse momento, foi com certeza muito intenso...viva Boal!!!! Em nossas cenas, em nossas vidas...

Unknown disse...

Boal era e sempre será um gênio.E a frase de Fábio na finalização do texto disse tudo.
"Por que morrem os que devem ficar e ficam aqueles que nem deveriam nascer?"
Amei o Blog.Parabéns amigo.Bjos.