terça-feira, 8 de janeiro de 2008

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO

Surgimento do Teatro

“TEATRO” A origem desta palavra vêm do Grego “Theátron”. Posteriormente passou para o Latim como Theatru. Esta palavra, quando passou para o português, a vogal “U” foi simplesmente trocada pela vogal “O”. o teatro surgiu no Egito há aproximadamente três mil anos antes de Cristo. Algumas peças começaram a aparecer na Grécia com Homero no período de oitocentos anos antes de Cristo. Quanto a este passado muito distante, pouco se sabe, a maioria dos autores e de seus livros, até nos dão alguma certeza de que o teatro é tão velho quanto a existência do homem.

Por volta de quinhentos anos antes de Cristo, surgiu em Atenas a figura de TEPIS, considerado como sendo o primeiro ator. Ele era praticamente tudo, encenador, ator, autor e até mesmo empresário. Criou um teatro ambulante, promoveu a criação de festivais e também inventou a máscara. Em seus inúmeros manuscritos, o dramaturgo Árion nos descreve as inúmeras façanhas de Téspis, como também fala sobre FRÍNICO, foi ele quem introduziu no teatro a personagem feminina e a fixação antecipada de entradas e saídas de cena. ESQUILO, a criação do segundo ator e a descoberta da ação dramática. A maioria dos historiadores costumam dividir o teatro em dois grandes períodos.

O período inconsciente em que as manifestações eram expressadas através de rituais, pantomimas religiosas e atos mágicos, e aquele que é escrito com finalidade especifica de representação, na Grécia antiga, estes povos realizavam festas em honra ao Deus DIONISO. Estas festas eram realizadas tanto no campo (rurais) como na cidade (urbana). Acontecia de tudo, procissões, danças, cânticos (ditirambos) e corais. As festas no campo eram logo transformadas em concursos de tragédias e comédias. As festas urbanas, eram iguais as rurais, mas eram realizadas durante toda a semana, mas somente na primavera. Convencendo-se que o teatro nasceu na Grécia, no culto ao Deus DIONISIO e suas manifestações, várias eram as histórias que se falavam deste Deus. O jovem Dionísio era perseguido pelos Titães e estes mataram-no, cortaram-no e pedaços e atiraram-no para dentro de uma caldeira com água fervendo. Mas DIONISIO renasceu gloriosamente. Já em outra versão, mostram-nos DIONISIO aflito, lançando-se a o mar para fugir a perseguição de Licurgo o assassino de homens, recolhido por Tetis e cegado por ZÉUS, morre para finalmente ressuscita triunfantemente após a paixão.

Origem do Teatro no Brasil

O Primeiro documento referente à arte no Brasil é “O AUTO DA PREGAÇÃO UNIVERSAL”, de Anchieta. Foi encomendado pelo Padre Manoel de Nóbrega, com o principal objetivo de catequizar os índios, apresentavam-se nos interiores das Igrejas (cantos e danças), sendo que mais tarde começou-se a apelar pelos maus constumes, criando assim a censura em nome de EL REI na terra e DEUS no Céu. Martins Pena pode ser considerado o fundados do teatro nacional com suas vinte comédias como: “O JUIZ DE PAZ NA ROÇA”, que estreou em 1938, com JOÃO CAETANO, o primeiro ator profissional brasileiro.

OS primeiros teatros

As primeiras manifestações teatrais no Rio de Janeiro de que temos notícias concretas, foram os AUTOS encenados pelos jesuítas, através da representação da vida de CRISTO e dos Santos Católicos, a população era chamada a se integrar mais profundamente à prática religiosa. Além da catequese dos índios, estas encenações visando também os colonos que aqui viviam ”Distantes da Lei de Deus”. Toda a comunidade participada dessas representações. Os atores (somente homens como o costume de época) eram os noviços, os colonos e os indígenas. Cada ato era representado num local, geralmente ao ar livre. Os diálogos eram travados ora em Português, ora em Castelhano e até mesmo em Tupi. O primeiro edifício teatral dói o do Padre Ventura. Não é de se estranhar que o primeiro empresário do Rio de Janeiro, tenha sido da Igreja, além do grande poder sócio-econômico exercido por ela.

Nenhum comentário: